"Ele trafegava dentro do limite de velocidade permitido, conforme os dados já apurados", diz nota da defesa do motorista que dirigia ônibus da UFSM

Foto: Júlio Silva (Ônibus Brasil/Divulgação)

Veículo Volkswagen com carroceria Comil foi fabricado em 2006, mas teria sido adquirido pela universidade em 2015.

A defesa do motorista que dirigia o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) envolvido no acidente que deixou sete mortos e 26 feridos em Imigrante, disse que qualquer conclusão sobre a causa do acidente ou a conduta do motorista pode ser considerada prematura, visto que a investigação ainda está em fase inicial. Em nota, os advogados reforçam que o cliente realizou o teste do bafômetro, que deu negativo para o consumo de álcool, e que ele trafegava dentro do limite permitido na via.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O motorista permanece hospitalizado, de acordo com a nota divulgada pelo escritório Trelles Weiler na manhã deste sábado (5). Ele era terceirizado e não teve a identidade nem idade divulgadas. 

Segundo autoridades que investigam o acidente, o motorista teria relatado que o ônibus teria apresentado problemas nos freios e despencou em uma descida íngreme até cair em uma lavoura.

Em entrevista à Rádio Central Diário de Notícias neste sábado, o delegado José Romaci Reis, titular da Delegacia de Teutônia e responsável pela investigação do acidente, disse que o motorista pode ser ouvido ainda neste final de semana. Além dele, todos os sobreviventes também irão prestar depoimento.

Ônibus pertencia à UFSM, mas o motorista era terceirizado

A reportagem do Diário apurou no site Ônibus Brasil que o veículo envolvido no acidente era um Volkswagen com carroceria Comil, para 40 passageiros, fabricado em 2006, ou seja, tinha 19 anos de uso. O veículo teria sido adquirido pela UFSM em 2015. 

Segundo o jornal A Hora, de Lajeado, testemunhas que viram o acidente relataram que o ônibus estaria sem freio quando estava no topo do morro e teria descido um trecho de cerca de 400 metros desgovernado. A pista é asfaltada, mas não tem acostamento nem proteções metálicas na curvaacentuada no final da descida.

– Ele perdeu o freio lá em cima. O motorista só falou: ‘Se segurem e coloquem o cinto’. Ele já veio sem controle lá do topo do morro. Saltou por cima das árvores sem nem encostar. Atingiu uns 30 metros – descreveu uma testemunha.

Nota na íntegra


"O escritório TRELLES WEILER responsável pela defesa do motorista envolvido no acidente ocorrido nesta sexta-feira (04), na RSC-453, em Imigrante (RS), que resultou na morte de estudantes e professores do Colégio Politécnico da UFSM, ressalta ser prematuro quaisquer conclusões sobre as causas do acidente ou sobre a conduta do motorista, especialmente porque a investigação ainda está em fase inicial e os elementos técnicos seguem sendo reunidos.

Por ora, é importante esclarecer que o motorista, que permanece hospitalizado, realizou o teste do etilômetro – com resultado negativo – e trafegava dentro do limite de velocidade permitido, conforme os dados já apurados.

Nosso compromisso é acompanhar todas as etapas da investigação, colaborar com as diligências e assegurar que os fatos sejam analisados com equilíbrio, responsabilidade e respeito à verdade.

Manifestamos nossa solidariedade às famílias das vítimas, à comunidade acadêmica e a todos os atingidos por essa tragédia."


Filipe Trelles

Marcela Weiler

Giuseppe Maragalhoni

O acidente

Um ônibus com estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, na região do Vale do Taquari, na tarde de sexta-feira (4), e deixou sete mortos e 26 feridos. A UFSM divulgou neste sábado (5) a lista das vítimas fatais. Todas elas eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição.

No total, 33 pessoas — estudantes, professoras e motorista — da turma de Paisagismo estavam em uma excursão que faria uma visita técnica ao Cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas), em Imigrante, quando o acidente aconteceu. Uma das teorias da causa do acidente seria falha nos freios. 

Os feridos foram transferidos para diferentes hospitais da região, entre Teutônia, Lajeado e Estrela. Alguns deles já receberam alta.

As despedidas das vítimas fatais Dilvani Hoch, Fátima Eliane Riquel Copatti, Flavia Marcuzzo DottoJanaina FinklerMarisete MaurerPaulo Victor Estefanói Antunes e Elizeth Fauth Vargas ocorrem neste sábado em Santa Maria, São Pedro do Sul, Vale Vêneto, Estância Velha e São Martinho da Serra. O sepultamento de Elizeth Fauth Vargas ocorre no domingo (6), em Passo Fundo.

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Delegado que investiga acidente com ônibus da UFSM diz que motorista relatou problema nos freios do veículo Anterior

Delegado que investiga acidente com ônibus da UFSM diz que motorista relatou problema nos freios do veículo

Acidente em Imigrante: Elizeth Fauth Vargas é velada neste sábado em Santa Maria Próximo

Acidente em Imigrante: Elizeth Fauth Vargas é velada neste sábado em Santa Maria

Geral